Translate

quinta-feira, 19 de abril de 2012

18. SILVANA VIOLANTE

“Alma Felina”
Óleo sobre tela
100x80cmx4cm
2011


Nasce em Vittoria, Itália, a 2 de Abril de 1961, onde vive até tirar a licenciatura de professora de ensino básico e estenodactilografia. A luta da vida pelo dia a dia, obriga-a a emigrar pela Suíça, a Montreux e daí para Portugal, em Brito-Guimarães, onde hoje vive felizmente.
A sua inspiração artística deve-se a influência do pai, Violante Gaspare, Maestro de Arte da Academia Internacional de Roma, do qual recebe os primeiros ensinamentos do desenho e da pintura, já inatos em ela.
Dominando o óleo sobre tela, os seus trabalhos marcadamente realistas focalizam-se, ao começo da sua carreira, em paisagens, de verdade a Natureza vivaz e colorida dos seus locais queridos, lhe provoca intensas emoções e por isso decide fixar na tela o lirismo instintivo e as visões emocionais daqueles lugares contemplados na Itália, na Suíça, em Portugal, entre outras… e que espera ganhem vida, enaltecendo-se, através do olhar do espectador.
Tenta capturar o instante de uma realidade em fuga e conta com as cores a asperidade de um tronco de árvore ou de uma rocha grande ou pequena, a vastidão de um mar agitado pelas ondas, um caloroso por de sol, a quietude de um velho sentado abeira de uma explosão de flores buganvílias.
Ultimamente o seu diálogo com a tela tem- se dirigido no figurativo: mulheres e gatos. Suas obras são cheias de luz e de uma sensibilidade que faz mesmo parte do interior da sua alma. A pintura é por ela, uma linguagem que permite exprimir emoções, pensamentos e carinhos escritos ou a escrever no livro da memória, pois a artista afirma: Pintar é como navegar nas páginas de um livro imaginário.
 Expos as suas obras em varias salas de Portugal, nomeadamente. Guimarães, Braga, Povoa de Varzim, Vila do Conde, Oliveira do Bairro, Alfena, São Brás de Alportel, Mértola, Pombal, Felgueiras; e no estrangeiro em Roma- Itália, continuando com uma exposição permanente no Palácio dos Eventos de Isabel Pratt em Bruxelas (Bélgica).

Sem comentários:

Enviar um comentário

A minha Lista de blogues